Estimativas mostram que o Brasil está com uma grande explosão de casos respiratórios

N*Truee_* 27/03/2020 Relatar Quero comentar

De acordo com o levantamento realizado pelo sistema infoGrip, da Fiocruz, tem aumentado o número de pacientes no Brasil, que são hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave com a chegada do novo coronavírus no Brasil.

Este quadro tem aumentado assustadoramente nas últimas semanas, somente entre os dias 15 e 21 de março, foram registrados cerca de 2250 casos de pessoas com síndrome gripal forte.

Muitos estão sendo internados com febre e tosse, além de dificuldade de respirar, a maioria foi registrado no Estado de São Paulo, foram 1218 casos, sendo que neste mesmo período em 2019 ouve 934 casos em todo Brasil.  Já em 25 de fevereiro de 2020, na semana em que descobriu o primeiro caso de Corona vírus no país, já eram cerca de 660 pessoas nestas condições.

Marcelo Gomes, coordenador do infoGrip, pesquisador em saúde pública do programa de computação científica da Fiocruz, diz que alta nas últimas semanas se deve pela chegada do novo corona vírus.

O infoGrip observa o número de pacientes hospitalizados, infoGrip é um monitoramento de todas as notificações de SRAG, tem demonstrado que somente em fevereiro e março foram   quatro vezes maior do que todo o registro do ano passado de pessoas hospitalizadas com síndrome gripal. Marcelo Gomes, disse que não significa que todas as pessoas internadas, é devido ao coronavírus, mas há muitos outros vírus como influenza e outras coronavírus conhecidos.

Segundo o pesquisador, desde o início do ano os casos estavam mais elevados do que o normal, mas provavelmente por algum outro vírus, claro que não descarta o novo Coronavírus, devido a confirmação de transmissão Comunitária, há uma grande chance de muitos desses casos serem confirmados de COVID-19, acrescentou ainda o pesquisador Marcelo Gomes, que o infoGrip, foi criado em 2009 para ajudar o governo com resposta a pandemia de influenza H1 N1 e agora ajuda nos casos de corona vírus no país.

Comentário do usuário