No Dia do Bacon, experimente três receitas irresistíveis com o ingrediente

Matérias Oficiais(+10% Clicks) Amélia 29/08/2020 Relatar Quero comentar

Até quem não é lá muito apaixonado por bacon tem que admitir que o produto, quando de boa qualidade e usado em quantidade adequada, é capaz de deixar qualquer comida mais apetitosa. Preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada, o ingrediente tem o chamado "umami", quinto sabor (além de salgado, doce, azedo e ácido), que realça o gosto dos alimentos.

De tão amado, o bacon tem até um dia internacional para chamar de seu. A comemoração, que acontece sempre no sábado antes do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, celebrado na primeira segunda-feira de setembro, cai no dia 29 de agosto este ano.

Geleia de bacon por Mermeleia

Versátil, essa receita nada comum pode incrementar o hambúrguer, ser usada como tempero de carnes feitas na churrasqueira e até compor um petisco na companhia de cream cheese em barquinhas de trigo. 

Ingredientes

300 gramas de bacon em cubinhos

1 cebola-roxa grande picada

60 gramas (ou 1/3 de xícara) de açúcar mascavo

1 colher de chá de páprica picante 60 mililitros (ou 4 colheres de sopa) de vinho tinto seco

60 mililitros (ou 4 colheres de sopa) de água.

Modo de preparo

Numa panela, coloque o bacon e deixe fritar em fogo baixo. Mexa quando necessário. Depois de 15 minutos, desligue o fogo e retire tudo da panela. Reserve o bacon e duas apenas colheres de sopa da gordura que se formou na panela.

Coloque essa gordura de volta na panela e, em fogo alto, adicione a cebola-roxa. Quando ela começar a dourar, coloque o açúcar, a páprica, o vinho e a água. Adicione o bacon novamente, mexa e deixe a mistura reduzir por 8 minutos. Ao final, triture no liquidificador.

Rendimento 400 gramas

Tempo de preparo 20 minutos.

Bacon caramelizado por Raw

Essa entradinha nada light exige um preparo de cinco minutinhos. Depois, é só deixar no forno e esperar. 

Ingredientes

500 gramas de açúcar mascavo

175 mililitros cerveja escura (stout)

1 pimentas habanero

1 quilo de bacon fatiado

Modo de preparo Espalhe o bacon bem esticado em assadeiras. No liquidificador, adicione a cerveja, o açúcar e a pimenta. Processe por dois minutos. Pincele a calda no bacon com generosidade. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus de 20 a 30 minutos, até ficar crocante.

Rendimento 5 pessoas

Tempo de preparo 35 minutos.

Macarrão à Carbonara

Embora o prato original italiano leve guanciale, o bacon pode ser um ótimo substituo para a receita. De quebra, é mais em conta!

Ingredientes

400 gramas de massa seca (espaguete, fettuccine ou tagliatelle)

100 gramas de bacon

4 a 5 gemas de ovos

100 gramas de queijo parmesão ou pecorino

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte o bacon em quadradinhos e dourar numa frigideira bem quente com azeite. Reserve. Bata as gemas com uma pitada de sal e o queijo parmesão já ralado até obter um composto único. Cozinhe a massa em abundante água fervente e salgada (4 litros de água e 40 g de sal) até o ponto al dente (reservar um pouco da água do cozimento para emulsionar o molho).

Escorra e transfera para a mesma frigideira do bacon e, com o fogo desligado, junte as gemas batidas com queijo parmesão. Misture vigorosamente, adicionando aos poucos a água do cozimento para obter cremosidade. Tempere com pimenta-do-reino e sirva imediatamente.

Rendimento 2 porções

Tempo de preparo 20 minutos

Comentário do usuário