Como controlar a taquicardia (coração acelerado) tratamento natural

Planeta Diário 25/03/2020 Relatar Quero comentar

Para controlar rapidamente a taquicardia, mais conhecida como coração acelerado, é aconselhado respirar fundo por 3 a 5 minutos, tossir com força 5 vezes ou colocar compressa de água fria no rosto, pois isto ajuda a controlar os batimentos do coração.

A taquicardia acontece quando a frequência cardíaca, que são os batimentos do coração, fica acima de 100 bpm, alterando o fluxo de sangue e por isso pode estar acompanhada de cansaço, falta de ar e mal estar, porém, na maioria dos casos, não significa nenhum problema de saúde e pode estar relacionado a situações de ansiedade ou estresse, principalmente quando surgirem outros sintomas, como dor de cabeça e suor frio, por exemplo. 


No entanto, se a taquicardia durar mais de 30 minutos, acontecer durante o sono, por exemplo, ou quando a pessoa desmaia é necessário chamar ambulância no 192, pois neste caso, pode indicar algum problema no coração.
O que fazer para normalizar a frequência cardíaca

Algumas técnicas que podem ajudar a normalizar os batimentos cardíacos são:

Ficar em pé e dobrar o tronco em direção às pernas;

Colocar compressa gelada no rosto;

Tossir com força 5 vezes;

Assoprar soltando o ar lentamente com a boca semi-fechada 5 vezes;

Respirar fundo, inspirando pelo nariz e deitando o ar pela boca lentamente 5 vezes;

Fazer contagem dos números do 60 para o 0, de forma lenta e olhando para cima.

Após utilizar estas técnicas, os sintomas de taquicardia, que podem ser cansaço, falta de ar, mal estar, sensação de peso no peito, palpitações e fraqueza vão começar a diminuir, acabando por desaparecer após alguns minutos. Nestes casos, mesmo que a taquicardia esteja controlada é importante evitar alimentos ou bebidas que aumentem a frequência cardíaca, como chocolate, café ou bebidas energéticas, como Red Bull, por exemplo.

Caso a taquicardia dure mais de 30 minutos, ou a pessoa tenha dormência em um lado do corpo ou desmaie é recomendado ir ligar para o serviço de ambulância, no telefone 192, pois estes sintomas podem indicar alguma problema no coração, que requer um tratamento no hospital, que pode incluir o uso de remédios diretamente na veia.

Remédios para controlar a taquicardia

Se a taquicardia acontecer várias vezes no dia-a-dia é recomendado consultar um médico cardiologista que poderá solicitar exames como eletrocardiograma, ecocardiograma ou até mesmo holter de 24 horas para que a frequência cardíaca seja monitorada e esteja adequada para a idade da pessoa. Veja quais são os valores da frequência cardíaca normal para cada idade.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário